Odin: o deus supremo da mitologia nórdica

05 DE NOVEMBRO DE 2024

JALLAS SHULTZ

Hail Viking!!!

Odin: o deus supremo da mitologia nórdica

Você já ouviu falar de Odin, o deus mais poderoso e sábio da mitologia nórdica? Ele é o líder dos deuses Æsir, o clã que habita o reino de Asgard, e o pai de muitos deuses famosos, como Thor, Balder e Loki. Ele é o deus da guerra, da morte, da magia, da poesia e da profecia, e tem o domínio sobre os nove mundos que compõem o universo nórdico.

Neste post, eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre Odin, o deus supremo da mitologia nórdica. Você vai descobrir:

  • Quem é Odin e qual é a sua origem
  • Quais são os seus símbolos e atributos
  • Como é a sua morada e a sua família
  • Quais são as suas principais aventuras e feitos
  • Como ele será morto no fim dos tempos, o Ragnarök

Ficou curioso? Então continue lendo e conheça mais sobre Odin, o deus que inspirou gerações de guerreiros, poetas e magos!

Quem é Odin e qual é a sua origem

Odin é o nome do deus no nórdico antigo, que significa “furor” ou “êxtase”. Ele também é chamado de Wotan na mitologia germânica, e de Woden na mitologia anglo-saxã. Ele é considerado o deus principal do clã dos deuses Æsir, o clã mais importante de deuses da mitologia nórdica e nas crenças das religiões neopagãs germânicas12.

Odin é filho de Borr, um dos primeiros seres criados pelos gigantes, e de Bestla, uma giganta filha de Bölthorn, o sábio. Ele tem dois irmãos, Vili e Vé, com quem ele matou o gigante primordial Ymir, e usou o seu corpo para criar o mundo. Ele também é o criador dos primeiros humanos, Ask e Embla, aos quais ele deu vida, alma e inteligência34.

Odin é um deus que busca incessantemente o conhecimento e a sabedoria, e que faz de tudo para obtê-los. Ele é capaz de sacrificar partes do seu corpo, como o seu olho, que ele trocou por um gole da água do poço de Mimir, o guardião da memória. Ele também se feriu com a sua própria lança, Gungnir, e se pendurou por nove dias e nove noites na árvore cósmica Yggdrasil, para aprender o segredo das runas, os símbolos mágicos da escrita nórdica56.

Odin é um deus que viaja pelo mundo disfarçado de um velho peregrino, com um chapéu de abas largas, um manto azul e um cajado. Ele usa vários nomes e identidades, e se envolve em diversas aventuras, às vezes ajudando, às vezes enganando, os deuses, os humanos e os gigantes. Ele é o mestre da magia, especialmente da magia vocal, chamada de galdr, que consiste em entoar encantamentos e fórmulas mágicas .

Quais são os seus símbolos e atributos

Odin tem vários símbolos e atributos que o identificam e o representam. Alguns dos mais conhecidos são:

  • A lança Gungnir: é a arma de Odin, forjada pelos anões, os mestres artesãos da mitologia nórdica. Ela tem a propriedade de nunca errar o alvo, e de fazer com que qualquer juramento feito sobre ela seja cumprido. Ela também é usada por Odin para iniciar as guerras, ao lançá-la sobre os inimigos .
  • O cavalo Sleipnir: é o cavalo de Odin, que tem oito patas e pode correr mais rápido do que qualquer outro cavalo. Ele é filho de Loki, o deus da trapaça, que se transformou em uma égua para seduzir o garanhão Svadilfari, que pertencia a um gigante que construía uma muralha para Asgard. Ele é capaz de viajar por todos os nove mundos, e até mesmo pelo reino dos mortos, Hel .
  • Os corvos Hugin e Munin: são os dois corvos de Odin, que significam “pensamento” e “memória”. Eles voam pelo mundo todos os dias, e voltam para contar a Odin tudo o que viram e ouviram. Eles são os olhos e os ouvidos de Odin, e também os seus conselheiros. Eles se sentam nos seus ombros, ou no seu trono, Hliðskjálf, de onde Odin observa os nove mundos .
  • Os lobos Geri e Freki: são os dois lobos de Odin, que significam “ganancioso” e “voraz”. Eles acompanham Odin nas suas viagens e nas suas batalhas, e se alimentam dos restos dos inimigos mortos. Eles também recebem a comida que Odin dispensa, pois ele só se nutre de vinho e hidromel, as bebidas sagradas dos deuses .
  • O anel Draupnir: é o anel de Odin, forjado pelos anões, que tem o poder de se multiplicar. A cada nove noites, ele produz oito anéis iguais a ele. Ele é um símbolo da riqueza e da generosidade de Odin, que distribui os anéis entre os seus amigos e aliados. Ele também é um símbolo do ciclo da vida e da morte, e da renovação do universo .
  • O chapéu de abas largas: é o chapéu de Odin, que ele usa quando se disfarça de um velho peregrino. Ele serve para esconder o seu rosto e o seu olho que falta, e para dar-lhe um aspecto humilde e misterioso. Ele também é um símbolo da sabedoria e da magia de Odin, que se revela através de enigmas e provérbios .

Como é a sua morada e a sua família

Odin mora em Asgard, o reino dos deuses Æsir, que fica no topo da árvore Yggdrasil, acima dos outros oito mundos. Ele tem vários palácios em Asgard, mas o seu principal é Valaskjálf, onde fica o seu trono, Hliðskjálf, de onde ele pode ver tudo o que acontece nos nove mundos. Ele também tem outro palácio, chamado Valhalla, onde ele recebe os guerreiros mortos em combate, os einherjar, que ele escolhe com a ajuda das valquírias, as suas servas e mensageiras. Ele os prepara para a batalha final do Ragnarök, oferecendo-lhes comida, bebida e diversão .

Odin é casado com Frigg, a deusa do amor, da fertilidade e do destino. Ela é a rainha de Asgard, e a única que pode sentar-se ao lado de Odin no seu trono, e compartilhar da sua visão. Ela é a protetora do casamento e da maternidade, e conhece o destino de todos os seres, mas não o revela a ninguém. Ela é a mãe de Balder, o deus da luz e da bondade, e de Hoder, o deus cego da escuridão .

Odin tem muitos filhos, frutos de suas aventuras com outras deusas e gigantas. Alguns dos seus filhos mais famosos são:

  • Thor, o deus do trovão, da força e da proteção. Ele é o filho de Odin com Jord, a deusa da terra. Ele é o mais popular e amado dos deuses, e o principal inimigo dos gigantes. Ele tem um martelo mágico, chamado Mjölnir, que pode causar raios e terremotos, e que sempre volta para a sua mão
    • . Ele também tem um cinto que duplica a sua força, uma luva que lhe permite segurar o martelo, e um carro puxado por dois bodes, que ele pode comer e ressuscitar. Ele é o marido de Sif, a deusa dos grãos e da fertilidade, e o pai de Magni e Modi, os deuses da força e da coragem .
    • Balder, o deus da luz, da bondade e da beleza. Ele é o filho de Odin com Frigg, a deusa do amor e do destino. Ele é o mais belo e amável dos deuses, e o favorito de todos. Ele tem o poder de iluminar e purificar tudo o que toca, e é invulnerável a quase tudo, pois Frigg fez com que todos os seres e objetos jurassem não lhe fazer mal. Ele é o marido de Nanna, a deusa da fidelidade e da alegria, e o pai de Forseti, o deus da justiça e da paz .
    • Loki, o deus da trapaça, da mentira e do fogo. Ele é o filho de Odin com Laufey, uma giganta desconhecida. Ele é o mais astuto e enganador dos deuses, e o responsável por muitos problemas e conflitos. Ele tem o poder de mudar de forma e de sexo, e de gerar filhos com diferentes espécies. Ele é o pai de Fenrir, o lobo gigante, de Jormungand, a serpente do mundo, e de Hel, a deusa dos mortos. Ele também é o pai de Sleipnir, o cavalo de oito patas de Odin, e de Narfi e Vali, dois deuses menores. Ele é o marido de Sigyn, a deusa da lealdade e da paciência, que o protege do seu castigo eterno .

    Odin tem muitos outros filhos, como Tyr, o deus da guerra e da justiça, Bragi, o deus da poesia e da música, Heimdall, o deus da vigilância e da bifrost, Vidar, o deus do silêncio e da vingança, Vali, o deus do arco e flecha e da luz, e Hermod, o deus da velocidade e da mensagem. Ele também tem muitos amigos e aliados, como Freyja, a deusa do amor e da magia, Freyr, o deus da fertilidade e da prosperidade, e Skadi, a deusa do inverno e da caça.

    Quais são as suas principais aventuras e feitos

    Odin tem muitas aventuras e feitos que demonstram o seu poder e a sua sabedoria. Alguns dos mais famosos são:

    • A criação do mundo: Odin e os seus irmãos mataram o gigante Ymir, e usaram o seu corpo para criar o mundo. Eles fizeram a terra com a sua carne, os oceanos com o seu sangue, as montanhas com os seus ossos, as nuvens com o seu cérebro, e o céu com o seu crânio. Eles também criaram o sol, a lua e as estrelas, e colocaram dois deuses, Sol e Mani, para guiá-los. Eles também criaram os primeiros humanos, Ask e Embla, a partir de dois troncos de árvore, e lhes deram vida, alma e inteligência .
    • A busca pela poesia: Odin queria obter o hidromel da poesia, uma bebida mágica que dava aos que a bebiam o dom da inspiração e da eloquência. Ele descobriu que o hidromel estava guardado por um gigante chamado Suttung, que o havia roubado dos anões que o tinham feito a partir do sangue de um deus sábio, Kvasir. Odin se disfarçou de um camponês, e se ofereceu para consertar o moinho de um gigante chamado Baugi, que era irmão de Suttung. Em troca, ele pediu um gole do hidromel. Baugi concordou, mas Suttung se recusou a compartilhar o hidromel. Então, Odin usou a sua lança para fazer um buraco na montanha onde o hidromel estava escondido, e se transformou em uma serpente para entrar. Lá, ele encontrou a filha de Suttung, Gunnlod, que guardava o hidromel. Ele a seduziu, e ela lhe permitiu beber três goles do hidromel. Mas Odin bebeu todo o hidromel, e se transformou em uma águia para fugir. Suttung também se transformou em uma águia, e perseguiu Odin. Odin conseguiu chegar a Asgard, e cuspiu o hidromel em uns jarros. Mas alguns pingos caíram na terra, e foram parar nas mãos dos poetas humanos .
    • A descoberta das runas: Odin queria aprender o segredo das runas, os símbolos mágicos da escrita nórdica, que podiam ser usados para controlar as forças da natureza e do destino. Ele se feriu com a sua própria lança, Gungnir, e se pendurou por nove dias e nove noites na árvore cósmica Yggdrasil, sem comer nem beber, como um sacrifício a si mesmo. Ele olhou para o abismo, e viu as runas gravadas na pedra. Ele as pegou com um grito, e as trouxe para Asgard. Ele as ensinou aos deuses e aos humanos, e as usou para realizar muitos feitos mágicos .

    Odin tem muitas outras aventuras e feitos, como a sua participação nas guerras contra os gigantes e os vanir, o outro clã de deuses da mitologia nórdica, a sua busca pelo conhecimento em vários lugares e fontes, como o poço de Mimir, a cabeça de Mimir, e a vidente Hyrrokkin, e a sua preparação para o Ragnarök, o fim do mundo.

    Como ele será morto no fim dos tempos, o Ragnarök

    Odin sabe que o seu destino é morrer no fim dos tempos, o Ragnarök, a grande guerra entre os deuses e os gigantes, que marcará o fim de um ciclo e o início de outro. O Ragnarök será desencadeado por uma série de eventos catastróficos, como o assassinato do deus Balder, o solstício de inverno, a fuga de Loki e dos monstros, e o despertar do lobo Fenrir.

    Quando o Ragnarök começar, Odin liderará os deuses e os guerreiros mortos, os einherjar, contra os gigantes e os monstros, que virão de todos os lados. Ele enfrentará o seu maior inimigo, o lobo Fenrir, que é tão grande que a sua boca pode engolir o céu e a terra. Odin lutará bravamente, mas será devorado pelo lobo. No entanto, ele será vingado pelo seu filho Vidar, que rasgará a boca do lobo com o seu pé, e o matará .

    A morte de Odin será um dos sinais do fim do mundo, e será seguida por uma batalha sangrenta, que resultará na morte de quase todos os deuses e dos gigantes. Somente alguns sobreviverão, e terão a missão de reconstruir o mundo a partir das cinzas. Um novo sol surgirá no céu, e um novo Odin nascerá, para governar os novos deuses e os novos humanos.

    Conclusão

    Odin é um dos deuses mais fascinantes e complexos da mitologia nórdica. Ele é o deus supremo, o líder dos deuses Æsir, e o pai de muitos deuses famosos. Ele é o deus da guerra, da morte, da magia, da poesia e da profecia, e tem o domínio sobre os nove mundos que compõem o universo nórdico. Ele é um deus que busca incessantemente o conhecimento e a sabedoria, e que faz de tudo para obtê-los. Ele é um deus que viaja pelo mundo disfarçado de um velho peregrino, e que se envolve em diversas aventuras, às vezes ajudando, às vezes enganando, os deuses, os humanos e os gigantes. Ele é um deus que sabe que o seu destino é morrer no fim dos tempos, mas que não se rende ao medo, e que luta até o fim.

    Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre Odin, o deus supremo da mitologia nórdica. Se você gostou, compartilhe este post com os seus amigos, e deixe o seu comentário abaixo. E se você quiser saber mais sobre a mitologia nórdica, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

VOCÊ PODE GOSTAR

DrakkarBR Copyright © 2023 Todos os direitos reservados

×

Carrinho